Mac-os

DEFINIÇÃO

macOS é um sistema operativo proprietário baseado no kernel Unix titulado XNU, desenvolvido, fabricado e vendido pela Apple Inc., destinado exclusivamente aos computadores Mac e que combina a experiência adquirida com a tradicional GUI desenvolvida para as versões anteriores do Mac OS com um estável e comprovado núcleo. A última versão do OS X possui certificação UNIX. Até a versão 10.8 (Mountain Lion) chamava-se Mac OS X, e entre esta versão e a versão 10.11 (El Capitan) chamava-se OS X.

Assim, o macOS, lançado inicialmente pela Apple Computer em 2001, é uma combinação do Darwin (um núcleo derivado do micronúcleo Mach) com uma renovada GUI chamada Aqua. As primeiras versões do Mach (não-micronúcleo) foram derivadas do BSD.

O Apple Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica, na época um desenvolvimento revolucionário.

Antigamente

O macOS apresenta uma grande mudança em relação aos sistemas operacionais anteriores do Macintosh e o código que é a base do sistema é completamente diferente das versões anteriores. Apesar da maioria das alterações estarem nos “bastidores” do sistema operacional, a interface gráfica de usuário Aqua é o novo recurso mais visível.

Atualmente

A herança do que viria a ser macOS teve origem na NeXT, uma empresa fundada por Steve Jobs após a sua saída da Apple em 1985. Lá, o sistema operacional Unix-like NeXTSTEP foi desenvolvido e lançado em 1989. O kernel do NeXTSTEP é baseado no kernel Mach, que foi originalmente desenvolvido na Carnegie Mellon University, com camadas adicionais de kernel e código de espaço de usuário de baixo nível, derivado de partes do BSD. Sua interface gráfica de usuário foi construída sobre uma GUI toolkit orientado a objetos usando a linguagem de programação Objective-C.

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar